28 de maio de 2009












OS FILHOS DE D. JOÃO I
Oliveira Martins



OLIVEIRA MARTINS
Historiador, sociólogo, economista e jornalista (1845 - 1894). Fez parte do Cenáculo, com Eça de Queirós, Junqueiro. José Fontana e Antero de Quental, com quem fundou o jornal A República. Pertenceu ao grupo «Os Vencidos da Vida»..

ECONOMISTA E POLÍTICO
Autor de Portugal e o Socialismo (1873) e Política e Economia Nacional (1885), foi amigo de D. Luís I e deputado pelo Partido Progressista (Viana do Castelo e Porto). No reinado de D. Carlos, dirigiu a Administração-Geral dos Tabacos, tomando medidas sociais inéditas. Ocupou depois a Pasta da Fazenda, fazendo aprovar novas pautas aduaneiras. Autor da proposta de lei de salvação pública (1892).

HISTORIADOR E SOCIÓLOGO
Dirigiu uma Biblioteca das Ciências Sociais destinada ao público em geral e ao ensino: História da Civilização Ibérica e História de Portugal (1879), O Brasil e as Colónias Portuguesas (1880), Elementos de Antropologia e O Portugal Contemporâneo (1881), As Raças Humanas e a Civilização Primitiva (1882), Sistema dos Mitos Religiosos (1883), História da República Romana (1885).

BIÓGRAFO: «UM CARÁCTER BEM ESTUDADO VALE POR UM MUNDO VISTO»
Narrador poderoso e literariamente dotado, as suas obras exibem essa sua característica, que assimila às suas próprias convicções historiográficas. Autor juvenil de várias peças de intenção social, como biógrafo, deve-se-lhe a admirável trilogia, incompleta, constituída por Os Filhos de D. João I (1891), Vida de Nun’Álvares (1893) e O Príncipe Perfeito (1896).

Arquivo