14 de julho de 2009













POESIA E PROSA MEDIEVAIS
Introdução de Maria Ema Tarracha Ferreira


IDADE MÉDIA
A Idade Média foi o período de formação da identidade territorial, política e linguística de Portugal. Se a fixação de limites e fronteiras constituiu uma dimensão fundamental desta formação, os primeiros documentos e registos escritos foram igualmente importantes para a fixação de uma tradição e de uma memória colectivas, correspondendo igualmente a um processo de fixação da expressão linguística desta nova identidade.

GALEGO-PORTUGUÊS
As fronteiras linguísticas nem sempre correspondem, porém, às estritas fronteiras territoriais. Assim, estes primeiros documentos foram escritos em galego-português, língua românica formada no contacto do latim vulgar dos romanos com as línguas autóctones de regiões contíguas de Portugal e da Galiza, usada por cronistas e trovadores, e que constitui o património linguístico a partir do qual se formou a nossa actual língua.

POESIA E PROSA MEDIEVAIS
«Cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e de maldizer, memórias linhagísticas, cantos épicos, narrativas de fundo mítico, livros de linhagens ou crónicas, a preservação do conjunto destes textos somente foi possível graças a um novo relacionamento com a escrita instaurado pela prática trovadoresca. E foi este relacionamento, associado à condição nobre do trovador e à sua proximidade dos círculos do poder, o principal responsável pelo estatuto literário adquirido pelo galego-português no século XIII.»
António Resende de Oliveira em Biblos-Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa

Arquivo