5 de maio de 2009













ANTOLOGIA DO CANCIONEIRO GERAL
Garcia de Resende


O Cancioneiro Geral, publicado em 1516, é uma monumental compilação de composições poéticas de cerca de três centenas de diferentes autores(entre os quais se salientam nomes como os de Duarte de Brito, Diogo Brandão, D. João Manuel, conde do Vimioso, Sá de Miranda e Bernardim Ribeiro), reunidas por Garcia de Resende, secretário de D. Manuel I. O Cancioneiro compreende autores activos desde meados do século XV até à data da sua publicação.
Diz Aura Simões em Biblos-Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa que «Tal como os Jerónimos, o Cancioneiro Geral é um monumento manuelino, testemunho de uma época ostentatória e veículo de glorificação do poder real. Neste sentido, representou para a literatura nacional o que o mosteiro significou para a arquitectura: o corolário magnificente de uma era, a tentativa de condensar num objecto grandioso o estado de uma arte [...]».
Esclarece a mesma autora noutro ponto que: ««A verdadeira “sustançia” das composições do Cancioneiro Geral relaciona-se com os actos de convivência diária de um determinado grupo social, desde os eventos de grande espectáculo, até à etiqueta da civilidade, do requinte comportamental e mesmo até à vivência amorosa. A função correctiva que Resende atribui à expressão poética está directamente ligada à educação estética, à promoção do bom gosto e elevação do nível da aparência da corte».

Arquivo